Pular o Café da Manhã - Bom ou Ruim para o seu Organismo?

Supers hoje vou falar de algo que vem sendo muito discutido ultimamente e é a importância do café da manhã.


Desde pequenos, ouvimos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ou que devemos "tomar café como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu" (ou era só a minha mãe que falava isso?)



A ciência sempre está testando estes "mitos e verdades" populares em diversos âmbitos e algumas conclusões que você nem imagina, já foram alcançadas através de alguns estudos.


Como vocês devem já saber - e que sempre falo por aqui e para meus alunos - para ganhar ou perder peso, no final das contas, o que vale é a quantidade de calorias ingerida naquele dia ou semana. É isso que vai fazer de fato você se aproximar dos seus objetivos. Mas será que o café da manhã vai te ajudar ou atrapalhar para encontrar esse balanço?


Antes de começarmos, temos que deixar claro um conceito básico da análise de dados: correlação não significa causação. Como assim?


Só por que duas coisas acontecem ao mesmo tempo não quer dizer que elas tenham interação uma com a outra, ou que uma cause a outra.


Um exemplo (real):

Mais Sorvetes Causam Mais Afogamentos?
Quanto mais sorvetes vendidos no Brasil, mais afogamentos acontecem nas praias.

O que isso quer dizer? Que o aumento da venda de sorvetes causa afogamentos?


Não!


Acontece que a maior demanda por sorvetes acontece no mês de Dezembro/Janeiro - verão. E justamente no verão que as pessoas mais vão as praias, e claro o índice de afogamentos cresce.


Mas uma coisa não causa outra.


Sanada essa questão, vamos ao nosso assunto: o café da manhã.


Existe uma correlação entre pessoas que tomam café da manhã e hábitos mais saudáveis. Aparentemente, pessoas que ingerem alimentos de manhã tem um estilo de vida melhor com relação à sua saúde - fazem melhores escolhas - o que gera uma percepção de que o café da manhã pode CAUSAR longevidade, o que não é verdade. O mesmo estudo observacional também mostra que pessoas que pulam o café da manhã tendem a ter hábitos mais nocivos de auto-sabotagem: mais fumo, mais bebida alcoólica e menos exercícios em seu dia-a-dia.


Em média, pessoas que tomam café da manhã tem hábitos mais saudáveis, mas isso não tem nada a ver com o café da manhã em si.


"Mas o metabolismo acelera quando você come café da manhã"


Esse mito, é o mesmo que baseia aquele em que precisamos comer de três em três horas, o que não é verdade. O seu metabolismo sim pode ser afetado pelo que você come, mas pouco é afetado pela hora em que você come. Como eu sempre falo: o que importa é a quantidade diária de calorias ingeridas. Inclusive para o seu metabolismo.


Apesar de alguns estudos mostrarem que pessoas que não comem café da manhã comem mais no almoço, não é o suficiente para compensar uma refeição inteira. Além disso, um outro estudo com 309 pessoas obesas por 4 meses separado em pessoas que comem café da manhã e pessoas que não comem mas todos ingerindo as mesmas calorias por dia, mostrou não haver diferença significativa no resultado.


Portanto, comer ou não café da manhã passa a ser preferência de cada um. É opcional e os seus resultados dependem mais da quantidade e qualidade geral dos alimentos que você consome, do que de fato o horário em que eles são consumidos.




Referências:


* Nós todos comemos café da manhã e é importante? https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10408390903467373


* Pessoas que comem café da manhã tendem a ter hábitos melhores:

https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0002822305001513


* Relação entre ingestão do café da manhã e doenças do sistema cardiovascular:

https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIRCULATIONAHA.113.001474?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub++0pubmed&


* Efeitos de pular o café da manhã para o metabolismo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1871403X13000082?via%3Dihub


* Estudo: efeitos de pular o café da manhã para o total de calorias diárias:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031938413001479?via%3Dihub


* Estudo: efeitos do café da manhã na perda de peso:

https://academic.oup.com/ajcn/article/100/2/507/4576452








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