Carboidratos - são todos iguais?

Para falar de carboidratos temos que, no mínimo, dividí-los em 2 grupos: os simples e os complexos. Não existe vilão ou carboidrato melhor que o outro: eles simplesmente possuem funções diferentes em nossos corpos mas, no final das contas, vão servir para dar energia.

Os Carbos simples demoram bem menos para virar energia em nosso corpo, atingem rapidamente os músculos para reestocar o nosso glicogênio (que é como armazenamos carboidratos no corpo) e estão prontinhos para serem usados. Esses carboidratos você encontra no açúcar refinado, nas frutas e em outros alimentos mais "doces", bem como pães brancos, massas brancas e farinha de trigo.



Os carbos complexos demoram mais para serem quebrados e virarem energia em nossos corpos. Como possuem cadeias maiores, exigem mais de nossos corpos. Você encontra esses carbos em alimentos integrais - como pães integrais, arroz marrom, macarrão integral e batata doce. Normalmente a quantidade de fibras nesses alimentos também é maior.


Quando usar cada um deles:

Os carbos simples vão te gerar o que chamamos de pico de insulina, ou seja, o seu corpo vai secretar esse hormônio em alta quantidade para varrer do sangue o açúcar nele contido. Em uma dieta de perda de peso, picos de insulina não são interessantes uma vez que, logo depois, vem o vale, e você irá sentir muita fome. Os momentos ideais para utilizá-los seriam: assim que acorda, antes da sessão de treino (caso tenha pouco tempo) e no pós-treino para reestocar o seu glicogênio muscular. Além disso, caso esteja fazendo uma atividade física de longa duração, seria interessante utilizá-los no intra-treino (durante o treino).


Já os complexos vão tomar conta da maior parte do seu dia: almoço, lanches e jantar. É importante utilizá-los para manter o seu nível de glicemia (açúcar no sangue) sempre estável.


Em questões calóricas, ambos possuem 4kca/g, então, não faz diferença alguma para seus macros.


Espero ter elucidado rapidamente essa distinção entre os carbos simples e complexos e que, agora, você faça uso de forma inteligente desses nutrientes.

Foco e Paz

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