9 Formas Para Parar de Procrastinar (não deixe esse artigo para depois)

E aí Super, tudo certo? Hoje vamos falar daquela preguiça que bate para fazermos o que temos que fazer. Por diversas vezes nos pegamos em uma situação à qual não queríamos estar mas parece que há algo mais forte que a gente e nos impede de fazer aquele artigo, ler aquele livro, limpar a casa e até preparar a dieta.



Além de hábitos, vou falar de alimentos que você deve ou não ingerir para que otimize sua produtividade - e você se tornará sua Super-Versão.


Claro, a primeira coisa que você tem que fazer é ler este artigo. Sei que não é fácil para quem não tem o hábito de ler, mas já pode ser o seu primeiro passo - e eu vou fazer o máximo para tornar a leitura agradável, JURO!


Vamos nessa?


1 - Não seja Perfeccionista



Calma, eu não estou falando para você fazer as coisas de qualquer maneira - ou mal feito. Mas, por vezes, por esperarmos sempre as condições perfeitas, os equipamentos perfeitos, o tempo perfeito, para realizarmos tal tarefa, nunca realizamos, já que a perfeição não existe. Ou seja, passa a ser apenas mais uma desculpa para não realizar o que deve ser feito - "Quando eu tiver mais tempo eu faço/ Quando acontecer tal coisa eu faço/ Assim que eu quitar minhas dívidas eu largo meu emprego". O momento certo é agora! Com as condições que você tem, com as ferramentas à sua disposição e com o dia tendo 24h como sempre foi e sempre será - para você, para mim, e para todo mundo. Simplesmente comece e FAÇA!


2 - Foque nas suas Forças



Se fazer algo já está difícil, imagina fazer algo que você não gosta ou não é bom(boa)? Um verdadeiro martírio que você não conseguirá sair jamais. Por isso, foque em começar realizando aquilo que você gosta, tem facilidade e é bom fazendo. Isso vai gerar um momento, ou seja, uma tarefa puxando outra e assim você não para de produzir até o final do seu dia. Inclusive fará coisas que você não gosta, mas que tem que ser feitas.


3 - Tenha Objetivos Plausíveis



Determinar objetivos irreais é pior do que não ter objetivo nenhum - ou acaba sendo a mesma coisa no final das contas. "Emagrecer 30kgs em duas semanas" não vai alterar nada na sua vida, e vai te deixar na situação em que você se encontra nesse exato momento. Pensar no longo prazo, em objetivos realistas e possíveis de serem alcançados é o primeiro passo para que você consiga trilhar um caminho real e verdadeiro rumo à uma meta maior. Seja REALISTA!


4 - Tenha um Plano



Depois de entendido que você precisa determinar um objetivo realista e plausível de ser alcançado, está na hora de traçar caminho para chegar lá. Defina tarefas, pequenos passos, que fazem você andar para frente. Nunca tente andar mais do que sua perna consegue - é melhor dar pequenos passos SEMPRE, que te colocam em uma posição melhor do que você estava anteriormente. Nesse plano, se você está com dificuldade para começar, seria o ideal planejar apenas a sua próxima semana, ao invés de 12,16 semanas à frente. Uma semana de cada vez, aos Domingos, deixar claro os objetivos principais dela e o que você deve cumprir. Uma boa ferramenta é a Matriz de Eisenhower, que agrupa assuntos por importância e urgência.


5 - Comemore Pequenas Vitórias



Entender que pequenos passos são importantes para você acabam por se justificar em pequenas vitórias sendo comemoradas. Claro, não estou falando aqui para você tomar um porre depois de ter tirado o lixo de casa - pera lá um pouquinho. Mas, ao final de um dia, entender que você cumpriu com seu plano, saiu uma pessoa melhor e está um passo mais próximo do seu objetivo, pode te permitir um tempinho assistindo aquela sua série preferida comendo aquela pipoquinha marota com o mozão do lado.


6 - Transforme Tarefas Entediantes em Divertidas



Pode não parecer fácil, mas se você conseguir fazer com que o ordinário vire extraordinário, a vontade de fazê-lo será maior. Que tal lavar a louça assistindo à uma série em seu celular? Ou limpar a casa ao som da sua música preferida? Fazer pequenas competições consigo mesmo também funciona: quantas camisas eu consigo dobrar perfeitamente em um minuto? Consigo aumentar esse ritmo? Dessa maneira fazer o que deve ser feito passará a se uma diversão.


7 - Evite Distrações



Você sabe que o celular não para. Você tem conteúdo em mídias sociais para 3 vidas. Se você ficar mexendo, olhando, sempre vai ter algo novo. Então evite esse tipo de distração - coloque o telefone longe. Evite se distrair com o cachorro ou gato por que você sabe que uma vez que começa não consegue parar. Busque o foco. Algumas pesquisas indicam que o seu limite é de 25 minutos de foco máximo para melhorar a performance. Então, coloque um alerta/timer de 25 minutos depois tire 5 minutos de intervalo. Faça isso ao longo do dia e realizará muito mais!


8 - Fale em Voz Alta o Que Você Vai Fazer



Aparentemente isso funciona MUITO bem. Quando você tem que fazer algo que você não está com vontade, fale em voz alta, repetidamente, que irá fazer aquilo. "Eu vou para a academia às 10:00" "Eu vou limpar o banheiro 1:30" e assim por diante. Se fizer isso ainda com um sorriso, ancorando uma emoção positiva à uma tarefa que você não quer fazer, fica ainda mais fácil para o seu cérebro te forçar a fazer o que deve ser feito.


9 - Peça Ajuda



Como já falamos anteriormente, colocar como objetivo algo inalcançável não ajuda você em nada. Além disso, se pre-dispor a fazer tarefas que você claramente não consegue fazer sozinho(a) só irão te deixar no mesmo lugar. Não tenha medo de pedir ajuda para alguém. Com certeza vai aumentar a sua chance de realizar. Claro, as pessoas podem recusar sua ajuda, mas pelo menos você tentou e pode buscar outra pessoa para te ajudar. Não desista!



Em breve eu trarei os alimentos que mais podem te ajudar à manter seu foco e ser hiper-produtivo(a)!



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