As Diferenças entre um Nutricionista e um Coach

Esse tema é tão importante que precisei separar uma página inteira do meu site somente para isso, visto que muita gente se confunde e não entende como ambos os profissionais atuam e podem sim somar forças para uma mudança em sua vida.

O que faz um Coach?

A função principal do Coach de Emagrecimento ou Coach Fitness é ir à fundo na parte psicológica da alimentação de seus clientes para sanar possíveis gatilhos que estejam presentes em seu subconsciente. O coach ele dá suporte durante toda a jornada da pessoa, além de oferecer caminhos e ferramentas para melhorar a qualidade da sua vida.

Dependendo do método de trabalho, suporte pode ser fornecido diariamente para o seu coachee, resolvendo problemas e dificuldades que podem aparecer no dia-a-dia de cada um. Detectar comportamentos auto-destrutivos e auto-sabotadores fazem parte do escopo de trabalho do coach que tem, como obrigação, trabalhar com suas ferramentas para saná-los.

Portanto, ao invés de simplesmente passar uma dieta ou indicar o que cada pessoa deve comer, o coach altera a diretriz mental do seu coachee, realizando mudanças profundas na forma de pensar e encarar o processo de perda de peso. No final das contas, o processo procura promover autonomia das pessoas, e dar liberdade para que elas façam melhores decisões por si mesmas, e não por que alguém mandou/orientou. Não se espante se o seu coach quiser saber mais sobre sua infância, sua relação com seus pais, amigos, familiares, esposa/marido, tudo isso faz parte de um entendimento geral sobre a sua vida e o que pode estar gerando este comportamento nocivo à você mesmo.

Diferenças entre o Coach e o Nutricionista

Quando as pessoas decidem "entrar em dieta" em sua maioria, receitam a si mesmas uma dieta mirabolante, extremamente restritiva e que funciona - por 2 dias. Essas dietas que são "passadas" ou "receitadas" não leva em consideração sua necessidade de nutrientes, não balanceiam o gasto calórico para você, e podem ser muito danosas ao seu corpo.

É aí que entra o nutricionista ou até mesmo o nutrólogo: há uma análise da sua necessidade de nutrientes diária ou semanal e ele então te "receita" uma dieta baseado no que você precisa.

Normalmente essas consultas acontecem 1x por mês e nada garante que você vá seguir o que lhe foi passado.

Já o coach trabalha no processo para que você altere sua mentalidade de forma que siga o planejamento, tome decisões melhores e tenha um resultado mais eficiente.

Em resumo: o nutricionista receita a dieta. O coach faz ela acontecer. Por isso os dois podem trabalhar em perfeita harmonia e potencializar os resultados de seus clientes.

Coach pode passar Dieta?

Sim e não. O coach pode analisar seu gasto calórico, sua dieta, suas rotinas e hábitos e te indicar a melhor composição das suas calorias diárias para atingir seu objetivo e ainda lhe passar adaptações do seu dia-a-dia para que você atinja estes números. Porém o foco sempre será na mudança do seu comportamento - e não na quantidade de conchas de feijnao que você pode comer no dia.

> > > > Eu não passo cardápio para meus clientes < < < < 

Se você está procurando um passo-a-passo do seu dia, indicando a quantidade de colheres de arroz, conchas de feijão e gramas de frango que você pode comer, não é aqui que você vai encontrar. E sim, recomendo que você procure um nutricionista ou nutrólogo para saber quais alimentos em si você deveria comer ou evitar em suas refeições.

Vantagens do Coach

O coach trabalha mais a fundo mudanças psicológicas e, consequentemente, comportamentais. Por isso, normalmente, os resultados são mais duradouros já que trabalham mudanças na chave mental de seus coachees. Muitos médicos defendem a utilização de um apoio psicológico durante o processo de emagrecimento ou ganho de massa pois:

  • Aumenta as chances de se chegar ao resultado;

  • Promove mudanças mais duradouras;

  • Há um entendimento holístico do cliente;

  • Consegue trabalhar compulsões alimentares de forma mais eficiente

Além disso, o coach vai além da refeição e pode te ajudar a planejar sua rotina diária, te dar suporte em outras situações que envolvem seu psicológico e ainda promove e melhora sua inteligência emocional.

Ou seja, muito além das suas refeições.

logo.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 por Super-Me Fitness Inc.

Todas as informações nesse site são guias para te auxiliar e não recomendações diretas do que fazer.